Chamada para submissões

COMUNICADO

A Comissão Organizadora do I Fórum Nacional de Repositórios Digitais vem comunicar que, em razão de problemas com o Sistema Online de Acompanhamento de Conferências (SOAC) no que concerne a submissão dos trabalhos científicos, a partir de 29 de junho de 2016 as submissões deverão ser realizadas através do e-mail cientificafnrd@gmail.com

SUBMISSÃO DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA E DE PESQUISA

Os relatos de experiência ou de pesquisa submetidos ao I Fórum Nacional de Repositórios Digitais passarão por avaliação, às cegas e por pares, permanecendo os anais disponíveis no Sistema Online de Acompanhamento de Conferências (SOAC).

As submissões deverão observar as orientações a seguir:

  1. Os relatos completos de experiência ou de pesquisa deverão seguir o modelo do template disponível no Sistema Online de Acompanhamento de Conferências (SOAC), sem a identificação de autoria;
  2. Toda a comunicação entre autores e a Comissão Científica, assim como a submissão dos relatos de experiência ou de pesquisa ocorrerão por meio do SOAC . As mensagens relacionadas ao status de avaliação do relato de experiência e de pesquisa serão enviadas para o e-mail cadastrado na ficha de inscrição do autor responsável pela submissão do mesmo;
  3. Será admitida a submissão de um (1) relato de experiência ou de pesquisa, por eixo temático, podendo conter até cinco (5) autores;
  4. Um dos autores do relato deverá obrigatoriamente se inscrever no Evento antes do envio do trabalho. Somente os trabalhos aprovados e com pelo menos um dos autores com inscrição paga serão inseridos na programação e nos anais;
  5. Os certificados para autores, apresentadores e participantes no evento serão enviados eletronicamente;
  6. Será emitido eletronicamente somente um certificado de apresentação do relato de experiência ou de pesquisa;
  7. Os relatos de experiência ou de pesquisa que não estiverem em acordo com as Normas de Submissão do Evento serão automaticamente recusados.
  8. Eixos temáticos do evento:

Eixos Temáticos

Ementa

Objetivo

1 – Gestão e Políticas para Repositórios Digitais

Gerenciamento, acesso e uso da produção de repositórios digitais, considerando aspectos relacionados ao povoamento, ao auto-arquivamento e às políticas de informação e de funcionamento.

Abordar diretrizes para criação e implementação de políticas de informação e funcionamento de repositórios digitais com vistas a garantir o gerenciamento e o acesso da produção científica.

2 – Metadados em Repositórios Digitais

Padrões de metadados, repositórios de dados, web semântica, ontologias e protocolos de interoperabilidade.

Apresentar padrões, modelos conceituais, ferramentas e protocolos que auxiliem na descrição de metadados, nas modelagens (semânticas e ontológicas) e na interoperabilidade de recursos informacionais (dados, publicações e objetos digitais) aplicáveis a interface de repositórios digitais.

3 – Tecnologias para Repositórios Digitais

Plataformas de gerenciamento de repositórios digitais; métodos, técnicas e tecnologias para projeto e customização da interface de repositórios digitais, com base nos princípios da arquitetura da informação e usabilidade; experiência do usuário na criação de repositórios digitais; serviço de descoberta.

Apresentar ferramentas de gerenciamento, acesso e uso da produção científica acessível por meio de repositórios digitais de acesso livre e abordar métodos, técnicas e tecnologias que contribuam para a otimização das interfaces de repositórios digitais.

4 – Preservação em Repositórios Digitais

Metodologias, modelos, padrões e recomendações de preservação em repositórios digitais.

Apresentar modelos conceituais, metodologias, padrões e diretrizes que norteiem uma política de preservação para a sustentabilidade a longo prazo de repositórios digitais.

 

PRAZOS
Data Horário (Brasília) Atividade
20/05 a 05/08/2016 23h59min Submissão dos trabalhos (relatos de experiência ou de pesquisa);
26/07 a 02/09/2016 23h59min Avaliação dos trabalhos;
15/09/2016 23h59min Comunicação dos trabalhos aprovados aos autores, bem como a modalidade de apresentação: oral ou pôster.
07/10/2016 23h59min Divulgação dos relatos aprovados para o I Fórum Nacional de Repositórios Digitais

Observação: A Comissão Científica julgará e definirá quais relatos serão apresentados na modalidade comunicação oral ou em pôster.

DA APRESENTAÇÃO ORAL E DO POSTER

A apresentação dos relatos de experiência ou de pesquisa, por meio da comunicação oral será no formato Pecha Kucha com duração de 7 min. e para a realização dos debates 10 min.

Pecha Kucha é um formato de apresentação simples e concisa, onde o autor apresenta seu relato em até 20 slides, cada um com duração de 20 segundos. Os slides avançam automaticamente e o apresentador explana concomitantemente.

As apresentações no formato pôster eletrônico deverão ser elaborados em Arquivo pdf (slide único), conforme orienta a NBR 15437/2006, que serão projetados e apresentados em 2 min.

Elaborar as apresentações conforme os templates disponibilizados no SOAC.

O apresentador deverá ser necessariamente um dos autores do trabalho, conforme indicado no sistema de submissão do Evento. Caso exista alguma alteração na indicação do apresentador, a Comissão Científica deverá ser informada pelo responsável pela submissão, impreterivelmente, até o dia 31 de outubro de 2016. Essa data não será prorrogada, a fim de evitar atrasos ou trocas de horário das apresentações visando possibilitar que todos os participantes assistam às sessões conforme seu planejamento.

Formato do arquivo

O arquivo da apresentação deverá ser entregue em formato compatível com o Sistema Windows.

Entrega do arquivo

O arquivo no formato da apresentação deverá ser enviado através e-mail forumrepositoriosdigitais@gmail.com, no período de 31 de outubro a 04 de novembro de 2016.

Confirmação de presença do apresentador

No dia da sessão, o apresentador deverá comparecer a secretaria do evento para assinar a lista de presença até às 7h30min, para as apresentações matutinas e até às 12h, para as vespertinas.

Horário de realização da apresentação

As apresentações serão realizadas pontualmente no horário marcado. No caso de cancelamento da apresentação por não comparecimento do apresentador, será dada continuidade a sessão.

O horário da apresentação ocorrerá conforme divulgação que será realizada posteriormente a aprovação dos trabalhos.

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA SUBMISSÃO DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA E DE PESQUISA

Os relatos completos, elaborados para a apresentação na seção de comunicações orais e pôster, devem contemplar as exigências das seguintes normas:

Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

  • NBR 6022/2003 – Artigo em publicação periódica científica impressa;
  • NBR 6023/2002 – Referências;
  • NBR 6024/2012 – Numeração progressiva das seções de um documento;
  • NBR 6028/2003 – Resumos;
  • NBR 10520/2002 – Citações em documentos.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

  • Normas de Apresentação Tabular do IBGE.

Elementos

Os trabalhos completos devem incluir os seguintes elementos:

a) Resumo em língua vernácula (Português);

b) Palavras-chave;

c) Resumo em língua estrangeira (Inglês);

d) Keywords;

e) Introdução: apresentar o tema abordado, a questão, o problema, a justificativa e os objetivos do trabalho;

f) Revisão de literatura: apresentar as principais pesquisas publicadas sobre o(s) assunto(s) tratado(s) no trabalho, subsidiando a discussão dos resultados alcançados;

g) Materiais e Métodos: apresentar os materiais e métodos utilizados, tais como: método empregado, população e amostra, técnicas, instrumentos e procedimentos de coleta de dados e procedimentos de análise;

h) Resultados Parciais/Finais: apresentar os resultados pretendidos e/ou obtidos até o momento;

i) Considerações Parciais/Finais: apresentar as reflexões realizadas até o momento, os aspectos relevantes sobre o trabalho e as recomendações que se façam necessárias;

j) Referências: apresentar os trabalhos dos autores citados no texto.

Formatação

  • Formato: DOC ou DOCx;
  • Fonte: Arial 12;
  • Tamanho: A4 (21cm X 29,7cm);
  • Espaçamento entrelinhas: 1,5 cm, excetuando-se as citações de mais de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas das ilustrações e tabelas que devem ser digitadas em espaço simples;
  • Margens: superior e esquerda de 3 cm, inferior e direita de 2 cm;
  • Tamanho:  relatos de experiência, mínimo 12 e máximo 20 laudas incluindo a primeira página, tabelas, figuras, referências e notas de final de texto;
  • Figuras e Tabelas: devem ser utilizadas somente quando indispensáveis à clareza do texto, mediante a menção da fonte original e com seu respectivo número de ordem e título;
  • Imagens: No caso de exposição de pessoas contidas na figura, faz-se necessário a autorização da mesma para uso e divulgação da imagem;
  • Título e/ou subtítulo em língua vernácula e estrangeira (inglês): deve ser conciso;
  • Siglas: devem ser utilizadas de forma padronizada, restringindo-se apenas àquelas usadas convencionalmente ou sancionadas pelo uso, acompanhadas do significado, por extenso, quando da primeira citação no texto. Não devem ser usadas no título e no resumo.

Formatação das apresentações (após aprovação dos relatos)

Submissões a esta conferência fecharam em 2016-06-30.



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