Políticas da Conferência

Política de Acesso às Edições Anteriores

As apresentações que compõem as conferências atual e anteriores neste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados.

Realização

O evento está sendo promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento (PPGIC), em parceria com o Departamento de Ciência da Informação e com a Biblioteca Central Zila Mamede e com o apoio do Instituto do Cérebro e do Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

BCZM - Biblioteca Central Zila Mamede

PROPESQ - Pró-Reitoria de Pesquisa

PROEX - Pró-Reitoria de Extensão

DECIN - Departamento de Ciência da Informação

IFRN - Instituto Federal do Rio Grande do Norte

IC - Instituto do Cerebro

Templates

Os templates são arquivos que já possuem a formatação básica exigida pelo evento, facilitando o trabalho de normalização dos autores. Você pode baixar o arquivo e inserir seu texto diretamente nele, de forma que o resultado final é o formato padrão do IFNRD 2016.

SUBMISSÃO

Clique aqui para visualizar e baixar o template para submissão dos relatos (formato DOC)

APRESENTAÇÃO

Clique aqui para visualizar e baixar o template para apresentação Comunicação Oral (formato ppt)
Clique aqui para visualizar e baixar o template para apresentação de Pôster (formato ppt)

Local do evento

O evento será realizado no Campus Universitário da UFRN

Lagoa Nova, CEP 59078-970

Natal/RN - Brasil

MINICURSOS – Auditórios do NEPSA II no CCSA

EVENTO - Auditório do NEPSA I no CCSA

SUGESTÃO DE HOSPEDAGEM

Holiday inn (Tarifas)

Pousada Rio Tur

Trabalhos

Programação Científica

17/11/2016 (Quinta-Feira) Manhã
Início Fim Atividade
10h28 10h35min Implantação do repositório institucional na Universidade Federal Rural da Amazônia: relato de experiência.
Ana Cristina Gomes Santos; Heloisa dos Santos Brasil; Nilzete Ferreira Gomes.
10h36min 10h43min O repositório de produção científica da ENSP/Fiocruz: contribuindo para o acesso aberto à informação.
Fátima Cristina Lopes Santos; Antônia Camela Mendonça Brito; Rita de Cássia Oliveira da Costa Mattos.
10h44min 10h51min Repositório institucional: potencializando a visibilidade da produção científica do Centro de Humanidades da UFC.
Gabriela Belmont de Farias; Lydia Nagylla de Almeida Silva; Anízia Almeida; Hanna Sandy de Oliveira.
10h52min 10h59min Apreciação comparativa dos repositórios institucionais das Instituições Federais de Ensino Superior atuantes na cidade do Natal: políticas, povoamento, estruturação.
Judson Oliveira Silva; Alessandra Stefane Cândido Elias da Trindade.
11h 12h Debate
12h 14h Almoço

17/11/2016 (Quinta-Feira) Tarde
Início Fim Atividade
16h50 16h57min Indexação em repositórios digitais: uma abordagem sobre o metadado assunto da Biblioteca Digital de Monografias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Raimunda Fernanda dos Santos.
16h58min 17h05min Análise do uso de repositórios digitais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Ronnie Anderson Nascimento de Farias; Raimunda Fernanda dos Santos.
17h06min 17h13min Encontrabilidade da informação em repositórios institucionais: uma proposta de instrumento de avaliação.
Natália Custódio; Fernando Luiz Vechiato.
17h14min 17h21min Elementos de arquitetura da informação no repositório eletrônico institucional da UFPB.
Felipe Carvalho Marinho Gusmão; Mayane Paulino de Brito e Silva; Giulianne Monteiro Pereira; Izabel França de Lima; Henry Poncio Cruz de Oliveira.
17h22min 18h Debate
18h 19h Lançamento de livros

18/11/2016 (Sexta-Feira) Manhã
Início Fim Atividade
10h20min 10h27min Contribuições da arquitetura da informação para o projeto de um repositório institucional.
Bruno Pacheco Coelho Leite; Cláudio José Silva Ribeiro.
10h28 10h35min Arquitetura da informação em repositórios digitais: análise do repositório institucional da UFRN.
Clediane de Araújo Guedes Marques; Fernando Luiz Vechiato.
10h36min 10h43min Implantação de repositório digital para disseminação de informação científica: estudo de caso do Instituto Evandro Chagas.
Clarice Pereira Barros da Silva Neta; Paulo Santana Rocha; Nilton Cesar Pereira Mendes.
10h52min 10h59min Repositórios digitais utilizando Wordpress e MySQL.
Henry Poncio Cruz de Oliveira; Ana Cláudia Cruz Córdula; Nataniel José Amorim Fiuza; Mayane Paulino de Brito e Silva.
11h 11h07min Plataforma Papaya: desafios na implementação de bibliotecas e arquivos digitais.
Roberto Fray da Silva; Fernando Hattori; Carlos Agarie Júnior; Edson Satoshi Gomi; Kollontai Cossich Diniz.
11h08min 12h10min Debate
12h10min 14h Almoço

18/11/2016 (Sexta-Feira) Tarde
Início Fim Atividade
16h20min 16h27min A contribuição da curadoria digital em repositórios digitais.
Fernanda Alvez Sanchez; Silvana Aparecida Borsetti Gregório Vidotti; Fernando Luiz Vechiato.
16h28min 16h35min Coleta automática de bases de dados para repositórios digitais: o caso do Repositório Institucional da UNESP.
Silvana Aparecida Borsetti Gregório Vidotti; Flávia Maria Bastos; Felipe Augusto Arakaki; Juliano Benedito Ferreira; Ana Paula Grisoto.
APRESENTAÇÃO DE PÔSTER
16h36min 16:47min Catálogo de dados dos trabalhos científicos de gestão ambiental e saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/FIOCRUZ): proposta.
Cristiane Rozeno Parangaba.
Implementação de repositório para acesso e visibilidade da informação científica em uma instituição centenária: o caso do IFPE – Campus Recife.
Amanda Tavares Silva Lima Nascimento; Ana Lígia Evangelista; Adna Sena; Andrea Cardoso.
Política de gerenciamento, acesso e uso do repositório institucional do ILA (RILA).
Agenor de Oliveira Ikeda; Daniele Cristina Ianne Rocha; Diego Antônio Fernandes Aguiar; Marcela Cecília Inácio Evangelista; Marina Bortolotti Biudes.
16h48min 18h Debate
18h 19h Encerramento

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .